Olá pessoal, nesta postagem vamos abordar um pouco sobre os motores de avião, visto que esse é um assunto muito abrangente e complexo.
As fases de
funcionamento dos motores de avião são, basicamente:
§ Admissão
do ar
§ Compressão
§ Queima
§ Escapamento
Pode até lembrar o mesmo
princípio dos motores de carros, mas a grande diferença é como tudo isso ocorre
dentro do motor.
Admissão do ar
A eficiência de um motor
de avião está diretamente ligada ao tamanho de sua parte frontal. Quanto maior
o ventilador, visível na parte dianteira do motor, mais ar ele será capaz de
captar para gerar potência ao motor.
Alguns motores produzidos contam com
ventilador de até 3 metros de diâmetro, capaz de sugar até 1,2 tonelada de ar
por segundo. É força suficiente para sugar com tranquilidade uma pessoa que
esteja perto da entrada de ar do motor.
Apenas uma pequena
quantidade desse ar, no entanto, será direcionada ao chamado núcleo do motor,
formado pelos compressores, câmara de combustão, turbina e bocal propulsor.
A maior parte do ar, em
torno de 80%, é direcionada por um fluxo bypass (desvio) ao redor do núcleo
diretamente para a saída traseira do motor, o ar que passa dentro do núcleo do
motor é o que faz funcionar a turbina, que gira os compressores e o grande
ventilador frontal. Na hora de dar a partida, é utilizado um motor de arranque
pneumático que aproveita o ar da APU (Unidade de Potência Auxiliar, na sigla em
inglês) ou de uma fonte externa.
Compressão
O ar direcionado ao
núcleo do motor passa primeiro pelos compressores de baixa pressão e, na
sequência, pelos compressores de alta pressão. A função principal dos
compressores é deixar o ar mais condensado antes de ser direcionado para a
câmara da combustão do motor, a compressão também aquece o ar e melhora a
eficiência da queima.
Combustão
Ao chegar à câmara de
combustão, o ar é misturado com o combustível (querosene de aviação) e
queimado. Os gases de combustão gerados durante este processo expandem-se
explosivamente na direção da turbina. A temperatura nesta parte do motor pode
chegar a cerca de 2.000º C
Apenas cerca de 25% do
ar que passou pelos compressores, no entanto, é utilizado efetivamente na
queima dentro da câmara de combustão. O restante é usado para o seu
resfriamento. Os materiais utilizados, como revestimentos cerâmicos isolantes,
também ajudam o equipamento a suportar as altas temperaturas.
Explosão
Os gases que saem da
câmara de combustão são direcionados às turbinas, que têm a finalidade de extrair
energia cinética dos gases em expansão e transformá-la em energia mecânica, conseguindo
potência para acionar o compressor, os acessórios ou o fan (ventilador), depois
que passa pela turbina, o ar sai pelo bocal propulsor, gerando o impulso
adicional para o deslocamento do avião.
Conheça os principais tipos
usados na aviação:
Motor
Turbofan
O turbofan é um motor utilizado em aeronaves
projetadas especialmente para altas velocidades de cruzeiro. Possui um
excelente desempenho em altitudes elevadas, entre 10 e 15 mil metros, apresentando
velocidades na faixa de 700 Km/h até 1.000 Km/h.
São justamente muito apreciados na aviação civil,
por serem relativamente pouco ruidosos. Atualmente, praticamente todos os
motores que impulsionam os aviões comerciais a jato são turbofans.
Motor
Turbojato
O turbojato, ou turboreator, é o tipo mais simples
e mais antigo de motor a jato para fins gerais.
Um motor turbojato é usado essencialmente na
propulsão de aeronaves. Nele, o ar é introduzido no compressor giratório
através da entrada e comprimido a uma pressão superior antes de entrar na
câmara de combustão. O combustível é misturado com o ar comprimido e inflamado
por uma faísca.
Motor
Pulso Jato
O pulso jato funciona utilizando um processo de
combustão em pulsos, ou combustão ressonante. O ciclo termodinâmico que mais se
aproxima deste funcionamento é o chamado ciclo Lenoir: a combustão inicia com a
admissão de ar através do difusor frontal, onde o ar se mistura com o
combustível, que é injetado ou aspirado a partir do bico injetor.
A mistura
ar-combustível é admitida pela válvula e introduzida na câmara de combustão e,
em contato com a faísca elétrica da vela (ou com as paredes já aquecidas), a
mistura entra em combustão.
Devido à
combustão ocorre o aumento de pressão na câmara. Com isso, a válvula
“margarida” se fecha, impedindo a entrada de ar. Os gases de combustão são
então expelidos pelo tubo de escape, fazendo surgir a força propulsora.
Motor
Ramjet
Os Ramjets tentam explorar a elevada pressão da
corrente de ar que se forma à frente da entrada de ar, devido à alta velocidade
de voo. Uma entrada de ar bem projetada poderá se aproveitar da pressão de
entrada para permitir a combustão do combustível e a expulsão dos gases
resultantes.
A maioria dos
Ramjets operam em velocidades de voo supersônicas. Como precisam de alta
velocidade de voo para poderem iniciar o seu funcionamento, é necessária a
utilização de um motor secundário para levar a aeronave até uma velocidade
crítica, na qual inicia o seu funcionamento.
Fontes:
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