terça-feira, 21 de novembro de 2017


       Formato de motores a combustão


            Olá pessoal, nessa postagem vamos falar sobre formato de motores a combustão.


Motor em linha

  Nos motores em Linha, os cilindros são paralelos, movendo-se na horizontal . Isso significa que todos eles sobem e descem na mesma direção, e que a árvore de comando é única, geralmente acionada por uma única corrente de comando.

Exemplo de um 6 cilindros em linha


  O funcionamento é uniforme, pois as explosões acontecem em sequência constante, um pistão desce enquanto o outro sobe. A vantagem, é um ganho de torque em rotações mais baixas, pois as ignições “duram mais” (pois afinal, há uma ignição logo após a outra ter terminado). Porém, isso traduz uma maior vibração, pois o funcionamento do motor não é tão linear.


Funcionamento de um motor em linha


Vantagens: 

  • As vantagens são a engenharia mais simples. 
  • Menores custos de produção.


Desvantagens:

  • A principal desvantagem dos motores em linha é a refrigeração. Os cilindros que ficam no centro do motor tendem a aquecer mais, e o ajuste da alimentação é diferente nestes cilindros.
  • Quanto mais cilindros tem o motor, mais largo ele fica, é por isso que nunca vemos 12 cilindros em linha, porque ia ser demasiado grande, ocupando muito espaço.


Motor Boxer
  É um motor que se diferencia dos restantes pela diferença da disposição dos cilindros que estão deitados, cilindros opostos a 180°, também chamados de motor com cilindros contrapostos que são montados em posição horizontal e longitudinalmente em motos, helicópteros, aviões e é claro, em carros. O nome Boxer, deriva de boxista. O movimento horizontal dos cilindros fazem alusão aos punhos de um lutador.

  A primeira patente de um motor boxer foi registada em 1896 pelo projetista de motores alemão Karl Benz. Mas foi depois da primeira guerra mundial que a BMW lançou sua moto: a R32, que também utilizava o boxer de dois cilindros, que se veio a tornar extremamente popular.
Mais tarde o VW carocha foi o primeiro carro a ter motor boxer, de quatro cilindros, quatro tempos refrigerado a ar de 900 cc.
Vantagens:

  • As principais vantagens são sobretudo o baixo centro de gravidade, isso auxilia no seu comportamento mecânico, isso vai refletir-se dando mais estabilidade e controlo. Além disso ocupa menos espaço longitudinal ao comparar com cilindros em linha e está menos sujeito a forças internas.
  • Menor nível de vibrações, devido ao melhor balanço rotacional.
  • São também conhecidos pelo seu som e fiabilidade.

Desvantagens:

  • São quase nulas, mas pode-se salientar a dificuldade em fazer alguns serviços.
  • Configuração inadequada para mais de 6 cilindros.


Esquema de funcionamento de um motor BOXER


  A Subaru e a Porsche são conhecidas pelos seus motores Boxer, tem os seus cilindros projetados horizontalmente de cada lado do motor, diferentemente do motor tradicional que projeta verticalmente.









Motor em V
  Nestes motores, os cilindros não atuam paralelamente. Nos motores em V, há uma diferença de mais ou menos 60º entre um cilindro e outro.
funcionamento de um motor em V

 Vantagens
  • Este tipo de engenharia oferece duas diferenças em relação aos motores em linha: Ela não aumenta a largura do motor, e favorece o resfriamento.
  • Maior rendimento mecânico devido ao facto do motor alojar mais cilindros.
  • Como ocupam menos espaço, existem frentes mais baixas, favorecendo a aerodinâmica.

Desvantagens
  • Maior vibração, e engenharia mais complexa.
  • Maior ruído (para quem não gosta)



http://motoresanu


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