Formato de motores a combustão
Olá pessoal, nessa postagem vamos falar sobre formato de motores a combustão.
Motor em linha
Nos motores em Linha, os cilindros são paralelos, movendo-se na horizontal . Isso significa que todos eles sobem e descem na mesma direção, e que a árvore de comando é única, geralmente acionada por uma única corrente de comando.
Exemplo de um 6 cilindros em linha |
O funcionamento é uniforme, pois as explosões acontecem em sequência constante, um pistão desce enquanto o outro sobe. A vantagem, é um ganho de torque em rotações mais baixas, pois as ignições “duram mais” (pois afinal, há uma ignição logo após a outra ter terminado). Porém, isso traduz uma maior vibração, pois o funcionamento do motor não é tão linear.
Funcionamento de um motor em linha |
Vantagens:
- As vantagens são a engenharia mais simples.
- Menores custos de produção.
Desvantagens:
- A principal desvantagem dos motores em linha é a refrigeração. Os cilindros que ficam no centro do motor tendem a aquecer mais, e o ajuste da alimentação é diferente nestes cilindros.
- Quanto mais cilindros tem o motor, mais largo ele fica, é por isso que nunca vemos 12 cilindros em linha, porque ia ser demasiado grande, ocupando muito espaço.
Motor Boxer
É um motor que se diferencia dos restantes pela diferença da disposição dos cilindros que estão deitados, cilindros opostos a 180°, também chamados de motor com cilindros contrapostos que são montados em posição horizontal e longitudinalmente em motos, helicópteros, aviões e é claro, em carros. O nome Boxer, deriva de boxista. O movimento horizontal dos cilindros fazem alusão aos punhos de um lutador.
A primeira patente de um motor boxer foi registada em 1896 pelo projetista de motores alemão Karl Benz. Mas foi depois da primeira guerra mundial que a BMW lançou sua moto: a R32, que também utilizava o boxer de dois cilindros, que se veio a tornar extremamente popular.
Mais tarde o VW carocha foi o primeiro carro a ter motor boxer, de quatro cilindros, quatro tempos refrigerado a ar de 900 cc.
A primeira patente de um motor boxer foi registada em 1896 pelo projetista de motores alemão Karl Benz. Mas foi depois da primeira guerra mundial que a BMW lançou sua moto: a R32, que também utilizava o boxer de dois cilindros, que se veio a tornar extremamente popular.
Mais tarde o VW carocha foi o primeiro carro a ter motor boxer, de quatro cilindros, quatro tempos refrigerado a ar de 900 cc.
Vantagens:
- As principais vantagens são sobretudo o baixo centro de gravidade, isso auxilia no seu comportamento mecânico, isso vai refletir-se dando mais estabilidade e controlo. Além disso ocupa menos espaço longitudinal ao comparar com cilindros em linha e está menos sujeito a forças internas.
- Menor nível de vibrações, devido ao melhor balanço rotacional.
- São também conhecidos pelo seu som e fiabilidade.
Desvantagens:
- São quase nulas, mas pode-se salientar a dificuldade em fazer alguns serviços.
- Configuração inadequada para mais de 6 cilindros.
A Subaru e a Porsche são conhecidas pelos seus motores Boxer, tem os seus cilindros projetados horizontalmente de cada lado do motor, diferentemente do motor tradicional que projeta verticalmente.
Motor em V
Nestes motores, os cilindros não atuam paralelamente. Nos motores em V, há uma diferença de mais ou menos 60º entre um cilindro e outro.
Vantagens
- Este tipo de engenharia oferece duas diferenças em relação aos motores em linha: Ela não aumenta a largura do motor, e favorece o resfriamento.
- Maior rendimento mecânico devido ao facto do motor alojar mais cilindros.
- Como ocupam menos espaço, existem frentes mais baixas, favorecendo a aerodinâmica.
Desvantagens
- Maior vibração, e engenharia mais complexa.
- Maior ruído (para quem não gosta)
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