Motor Wankel
O motor Wankel tem esse nome em homenagem ao engenheiro alemão que criou o conceito de motor rotativo, Felix Wankel. Ele idealizou esse motor nos anos 1920 e recebeu a patente por ele em 1929, mas o desenvolvimento do primeiro protótipo começou somente nos início dos anos 1950, quando Wankel trabalhava para a NSU. Em 1957 o protótipo ficou pronto e a NSU começou a licenciar o motor para diversas fabricantes de todo o mundo. A Mazda foi uma delas.
Como o motor rotativo funciona?
O funcionamento do motor Wankel é fundamentalmente diferente do motor de pistões reciprocantes. Ele não tem cilindros, não tem válvulas, bielas, bloco ou cabeçote. Em vez de cilindros ele tem uma câmara onde o rotor se move de forma circular. O rotor triangular é o equivalente aos pistões, e é afixado em um eixo excêntrico que tem a função análoga à do virabrequim. Como não tem válvulas, a admissão é feita por janelas, que são abertas ou fechadas pelo movimento do rotor.O ciclo do motor é o mesmo Otto dos motores de pistão reciprocante: o ar-combustível é admitido pela janela de admissão e depois é comprimido por um dos três lados do pistão. Em seguida ocorre a combustão da mistura, que empurra o rotor de acordo com o curso do eixo excêntrico e em direção à janela de escape, por onde os gases resultantes serão eliminados. A diferença é que, por ser triangular uma volta do rotor consegue fazer cada um dos quatro tempos simultaneamente. Cada lado do rotor faz um ciclo completo.
Um ponto negativo desse motor é um consumo mais elevado que os motores de carros modernos de hoje em dia e a queima do óleo junto com o combuaticel, já que é necessário borrifar lubrificante na câmara de combustão.
https://www.flatout.com.BR
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