terça-feira, 17 de outubro de 2017

Carros Híbridos: Por Dentro de Seus Movimentos

Continuando nossa serie de motores, vamos falar nessa postagem sobre os carros híbridos, havendo dois tipos de propulsão em único carro.
São conhecidos mundialmente como híbridos os veículos que apresentam um motor a combustão com o auxílio de um segundo motor, porém elétrico, que faz com que ajude na potência e torque do veiculo. O motor de um carro híbrido tende a ser relativamente pequeno e leve. Mas, na prática, essa característica o torna mais eficiente. Com peças menores e mais leves, ele também vai funcionar com menor quantidade de cilindros. Já os motores maiores, consomem energia adicional em qualquer procedimento do veículo e elevam o gasto com combustível. A redução no consumo de combustível também é uma das marcas dos carros híbridos.  Para alguns veículos, o motor elétrico assume 100% do trabalho e o motor à gasolina fica “desligado”.
Conheça alguns dos principais elementos dos carros híbridos:
  • Motor com combustível convencional – Pode ser à gasolina ou outro combustível. É parecido com os carros tradicionais, porém menor e com tecnologias mais sofisticadas. Emite menos gases poluentes.
  • Tanque de combustível – Serve para armazenar a energia para o funcionamento do motor à gasolina (ou outro combustível).
  • Motor elétrico – Foi idealizado com tecnologia eletrônica, que permite que ele funcione tanto quanto motor ou como um gerador de energia para as baterias.
  • Gerador – É muito parecido com um motor elétrico, porém serve apenas para produzir energia elétrica.
  • Baterias – Serve para armazenar energia para o motor elétrico.
  • Transmissão – Funciona da mesma forma que um carro convencional.


                                     
Estes veículos são ainda mais eficientes nas cidades onde existe uma velocidade média muito baixa, se você é destas pessoas que encontra enormes engarrafamentos pelo caminho, certamente deve conhecer os carros híbridos. Isso porque para aumentar a autonomia da bateria, os carros híbridos fazem uso dos sistemas de recuperação de energia cinética: quando ocorre o freio, esse sistema recupera a energia cinética que seria perdida e a converte em energia elétrica que vai direto para as baterias de alta tensão responsáveis por alimentar o motor, ao voltar à condição de aceleração, a ECU regula o quanto de auxílio propulsor será despejado diretamente no eixo de entrada da transmissão.


De acordo com o princípio de funcionamento, os carros híbridos podem ser classificados em três tipos:
Série
Nos carros híbridos em série existem duas fontes de energia interligadas, em sequência. A saída da primeira fonte, geralmente o motor de combustão interna, alimenta a entrada da segunda  fonte, motor elétrico, sendo esta fonte a única responsável pela tração das rodas. Nesse sistema, portanto, o motor de combustão interna é utilizado apenas para geração de energia elétrica,  para o carregamento das baterias e o próprio funcionamento do motor elétrico, sem comunicação com as rodas.

     Paralelo

No caso dos híbridos paralelos, os dois motores, tanto o elétrico quanto o de combustão interna são utilizados para gerar tração, mas apenas um deles é  o principal responsável pela locomoção do veículo enquanto o outro se comporta como auxílio extra para melhoria no desempenho.

   Misto

O terceiro sistema é o híbrido misto, por meio do qual é possível que os motores atuem isolada ou simultaneamente, ambos ligados à mecânica das rodas. Quando atuam em conjunto, um dos motores fornece energia de tração enquanto o outro se ocupa da geração de energia elétrica.
Como dissemos anteriormente, nesse sistema a aceleração e velocidade do carro são interpretadas por um computador que define, então, pelos padrões recebidos, qual a força necessária para a manutenção, redução ou aumento da velocidade, acionando, conforme o caso, o motor à gasolina ou elétrico.

Se você que está lendo esse blog e deseja obter um modelo híbrido em sua garagem, veja algumas opções do mercado brasileiro:
·         Ford Fusion – Seu preço atual de mercado gira em torno de R$ 100 mil e R$ 150 mil.
·         S400 da Mercedes-Benz – Seu preço atual de mercado gira em torno de R$ 430 mil.
·         Porsche Cayenne – Seu preço atual de mercado gira em torno de R$ 430 mil.
·         BMW Série 7 – Seu preço atual de mercado gira em torno de R$ 650 mil.
·         Toyota Prius – Seu preço atual de mercado gira em torno de R$ 85 mil e R$ 127 mil

Bibliografia

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