Continuando
nossa serie de motores, vamos falar nessa postagem sobre os carros híbridos, havendo dois tipos de propulsão em único carro.
São conhecidos mundialmente como híbridos os veículos que apresentam um
motor a combustão com o auxílio de um segundo motor, porém elétrico, que faz
com que ajude na potência e torque do veiculo. O motor de um carro híbrido
tende a ser relativamente pequeno e leve. Mas, na prática, essa característica
o torna mais eficiente. Com peças menores e mais leves, ele também vai
funcionar com menor quantidade de cilindros. Já os motores maiores, consomem
energia adicional em qualquer procedimento do veículo e elevam o gasto com
combustível. A redução no consumo de combustível também é uma das marcas dos
carros híbridos. Para alguns veículos, o motor elétrico assume 100%
do trabalho e o motor à gasolina fica “desligado”.
Conheça alguns dos
principais elementos dos carros híbridos:
- Motor com combustível
convencional – Pode ser à gasolina ou outro combustível. É parecido com os
carros tradicionais, porém menor e com tecnologias mais sofisticadas.
Emite menos gases poluentes.
- Tanque de combustível –
Serve para armazenar a energia para o funcionamento do motor à gasolina
(ou outro combustível).
- Motor elétrico – Foi
idealizado com tecnologia eletrônica, que permite que ele funcione tanto
quanto motor ou como um gerador de energia para as baterias.
- Gerador – É muito parecido
com um motor elétrico, porém serve apenas para produzir energia elétrica.
- Baterias – Serve para
armazenar energia para o motor elétrico.
- Transmissão – Funciona da mesma forma que um carro convencional.
Estes veículos são ainda mais eficientes nas cidades onde existe uma
velocidade média muito baixa, se você é destas pessoas que encontra enormes
engarrafamentos pelo caminho, certamente deve conhecer os carros híbridos. Isso
porque para aumentar a autonomia da bateria, os carros híbridos fazem uso dos
sistemas de recuperação de energia cinética: quando ocorre o freio, esse
sistema recupera a energia cinética que seria perdida e a converte em energia
elétrica que vai direto para as baterias de alta tensão responsáveis por
alimentar o motor, ao voltar à condição de aceleração, a ECU regula o
quanto de auxílio propulsor será despejado diretamente no eixo de entrada da
transmissão.
De acordo com o princípio
de funcionamento, os carros híbridos podem ser classificados em três tipos:
Série
Nos carros híbridos em série existem duas fontes de
energia interligadas, em sequência. A saída da primeira fonte, geralmente o
motor de combustão interna, alimenta a entrada da segunda fonte, motor
elétrico, sendo esta fonte a única responsável pela tração das rodas. Nesse
sistema, portanto, o motor de combustão interna é utilizado apenas para
geração de energia elétrica, para o carregamento das baterias e o próprio
funcionamento do motor elétrico, sem comunicação com as rodas.
Paralelo
No caso dos híbridos
paralelos, os dois motores, tanto o elétrico quanto o de combustão interna são
utilizados para gerar tração, mas apenas um deles é o principal
responsável pela locomoção do veículo enquanto o outro se comporta como auxílio
extra para melhoria no desempenho.
Misto
O terceiro sistema é o
híbrido misto, por meio do qual é possível que os motores atuem isolada ou
simultaneamente, ambos ligados à mecânica das rodas. Quando atuam em
conjunto, um dos motores fornece energia de tração enquanto o
outro se ocupa da geração de energia elétrica.
Como dissemos
anteriormente, nesse sistema a aceleração e velocidade do carro são
interpretadas por um computador que define, então, pelos padrões recebidos,
qual a força necessária para a manutenção, redução ou aumento da velocidade,
acionando, conforme o caso, o motor à gasolina ou elétrico.
Se você que está lendo esse blog e deseja
obter um modelo híbrido em sua garagem, veja algumas opções do mercado
brasileiro:
· Ford
Fusion – Seu preço atual de mercado gira em torno de R$ 100 mil e R$ 150 mil.
· S400
da Mercedes-Benz – Seu preço atual de mercado gira em torno de R$ 430 mil.
· Porsche
Cayenne – Seu preço atual de mercado gira em torno de R$ 430 mil.
· BMW
Série 7 – Seu preço atual de mercado gira em torno de R$ 650 mil.
· Toyota Prius – Seu
preço atual de mercado gira em torno de R$ 85 mil e R$ 127 mil
Bibliografia
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